terça-feira, 10 de março de 2015

Sobre o valor dos Diamantes

A matéria a seguir foi retirada de sites Hebraicos e Gregos, as referências encontram-se no fim do artigo.


Eis que eu fiz teu rosto forte contra seus rostos, e tua fronte forte contra sua fronte. Fiz tua fronte como DIAMANTE, mais dura do que a pederneira. Não os temas, nem te atemorizes com seus rostos, porque eles são casa desobediente. (Ezequiel 3: 8,9)


Nessa passagem bíblica, o Senhor está dizendo a Ezequiel como ele foi chamado para pregar a um povo desobediente, e Deus compara a fronte de Ezequiel a um diamante. Vejamos algumas peculiaridades com relação aos Diamantes, e como podemos aprender mais sobre o que Deus nos diz sobre a semelhança entre nós e essa pedra preciosa.
O Diamante é a substância mais dura encontrada na natureza, o que significa que apenas um diamante pode cortar, ou riscar outro diamante. Qualquer outro material como o ferro ou o aço, não podem sequer arranhar 
um diamante.





Um dos fatores que mais impressiona em um diamante é sua quebra de luzes. Nenhuma outra gema tem o poder incomparável do diamante, de produzir "relâmpagos" de luzes de diversos ângulos.

O Diamond Exchange em Ramat Gan (em Israel), é uma das fontes mundiais de diamantes grandes. Ali funciona um complexo de quatro edifícios, onde estão localizadas empresas especialistas em polimento e comércio de diamantes. Ali, os corretores da bolsa correm pelos corredores com sacos cheios de diamantes.








Onde estão os Diamantes?
ישראל – בירת היהלומים

Israel é considerada a Capital Mundial de Diamantes. Quase metade dos Diamantes da mais alta qualidade do mundo vem de Israel. A Indústria de Diamantes de Israel é um dos principais centros de comércio de Diamantes Brutos e Lapidados.

Os métodos de Polimento de Diamantes de Israel é considerado um dos mais avançados do Mundo. A implementação de Tecnologias avançadas e os trabalhadores mais talentosos, colocam Israel como líder a nível global.

Em 2004 Israel vendeu mais de 6,3 bilhões de dólares em diamantes lapidados sob as seguintes razões:
-Israel é o maior consumidor de Diamantes lapidados.



-Israel produz Diamantes lapidados de alta qualidade devido a sua tecnologia inovadora.
-Isarel utiliza Laser e Robótica na tecnologia 

de fabriação de Diamantes.
-O Israel Diamond Exchange é o maior centro de seleção de Diamantes do mundo, onde Diamantes 

são negociados em gestão de segurança.

Mina de extração de Diamantes de Israel em Ramat Gan

Grau de Pureza dos Diamantes (נקיון יהלומים)



O grau de pureza dos Diamantes, refere-se à quantidade e natureza dos defeitos internos que a pedra apresenta. O Diamante é uma substância natural, extraído da terra, e exceto por algumas pedras raras,

 todos os Diamantes têm falhas internas.

Qualquer inclusão, clivagem, elementos naturais ou defeitos interno em um Diamante, impedirão a plena passagem de luz, desvalorizando o Diamante.



Geologicamente falando, INCLUSÃO é um fragmento sólido, glóbulo, ou líquido ou bolsa de gás dentro de um mineral. Em um Diamante isso impede a passagem de luz.

Há INCLUSÕES vistas a olho nu, outras apenas se ampliar o Diamante em até 10 vezes para ser analisado. Outras inclusões são tão pequenas, que ainda ampliando 10 vezes não são detectáveis, e são chamadas "Germinações", que são pequenas nuvens de inclusão microscópicas. Algumas nuvens de inclusões, apesar de microscópicas, dependendo do ponto onde se encontram na gema, podem obstruir a passagem de luz em uma pedra de maneira tão severa que a pedra parece "morta", sem brilho, ou turva.

Se ao ampliar em 10 vezes um Diamante para avaliá-lo nenhuma inclusão for detectada, a pedra será considerada "perfeita", mesmo que haja pequenas "germinações".
Quanto mais limpo e transparente é um Diamante, mais elevado é seu preço.



Cor e Brilho dos Diamantes (צבע יהלומים)

Quando se fala em cor do Diamante, realmente se ajmeja a transparência, ou a ausência de cor. O 
brilho do Diamante depende apenas do nível dos cortes que nele são aplicados. Os compradores de Diamantes não olham tanto para os fatores tamanho, peso, e brilho, mas sim para o fator CORTE, pois o brilho está intimamente ligado ao tipo de corte que poderá ser aplicado nele. 


Quanto mais cortes forem aplicados, mais luz ele irá refletir.










Corte ou Forma do Diamante (צורת יהלום)

Quando o Diamante é retirado do solo, ele está em variadas formas naturais. Assim que ele é retirado do solo, o primeiro processo pelo qual ele passa é o POLIMENTO. O objetivo do polimento é encontrar um "Apsta", que é o ponto de vista ótico do qual a luz penetrará o Diamante por todos os 

lados. A superfície não é cortada, e então o raio de luz causa um efeito sem igual na gema.


Quando o Diamante está em sua forma natural, ele passa por um processo especial com cosméticos específicos. Um Diamante natural é tenebroso e cheio de falhas, e o profissional que efeturaá a lapidação terá que lidar com as falhas da pedra, ou sobras que provocam turbidez na pedra.




Polimento de Diamantes

Polimento de Diamantes são feitos com cortes de um disco especial, que são uma mistura de cobre ou bronze, fósforo e pó de diamante. Essa é a única maneria de realizar o polimento de um Diamante. As propriedades de um Diamante são definidos no Polimento, por isso, essa tarefa é confiada apenas a pessoas qualificadas.

Lapidação de Diamantes (ליטוש יהלום)


Há dois fatores que tornam o Diamante um material tão precioso: Sua mineração e seu polimento. Ambas são ações de uma imensa complexidade, por isso o tornam um mateiral tão raro e caro. A mineração é difícil devido ao fato de que os Diamantes são criados nas profundezas da Terra. E o polimento é difícil porque requer dedicação, precisão e habilidades fora do normal.




Outro ponto que aumenta o valor dos Diamantes é o fato de que reconhecer um Diamante em seu estado natural é muito difícil. Durante a lapidação o Diamante perderá mais da metade de seu peso, mas como resultado final está incomparável à pedra natural e bruta retirada das profundezas da terra.
Diamante em estado original, encontrado dentro de um bloco de rocha.

Quando o profissional começa a lapidação de um Diamante, ele já tem em mente como quer o resultado final. Nenhuma lapidação é iniciada sem a forma final em mente. Pois o profissional já sabe se irá arredondar os cantos ou não, circular cantos grandes, etc.



A lapidação de Diamantes também evoluiu e adquiriu diversas técnicas, cada qual com seu nome. Eis os nomes dos tipos de Polimento:



Octogonal (Ardyant)
Polimento dos Quatro Lados (Princesa)
Paciência
Shoshana

Depois de polidos, eles são LAPIDADOS, nas seguintes fomas que são um padrão mundial:

















A maioria dos Diamantes, cerca de 85% são lapidados na forma Redonda. A segunda forma mais comum é o quadrado e depois o corte Princesa.

Grupos de Diamantes

Os Diamantes são divididos em Brilhantes e Não Brilhantes,



Os Brilhantes: São o resultado de muitos retoques na parte inferior (Faceta), resultando muitas "interrupções" para que muita luz brilhe através dele.

Os Não Brilhantes: São considerados "Diamantes de Segunda", como o corte Esmeralda e o Baguete. São diamantes polidos, porém, menos "retocados".

Os Diamantes redondos são os mais caros porque a lapidação de diamantes redondos é caracterizada por taxas de depreciação muito altas.

Peso dos Diamantes (משקל יהלום)

O tamanho de um Diamante é expresso pelo seu peso, e nesse caso, a unidade de medida é o QUILATE. Um quilate historicamente é supostamente o peso de feijões de alfarroba, ou Keraton (grego). Até o início do Século XXI havia dois padrões diferentes para definição de QUILATE, mas foi definido como 1/5 de grama.



É mais fácil definir o Quilate de Diamantes redondos, porém, Diamantes lapidados em outras formas devem ser calibrados, pela sua profundidade.
 Um ponto importante, é que o peso de um Diamante não implica no preço que ele terá. Já vimos que o que determinará no preço de um Diamante e um dos parâmetros mais importantes é o CORTE.

O Raro Diamante Negro.



O Diamante Negro, também chamado de Diamante Carbonado, é encontrado no solo do Brasil. Todos os Diamantes coloridos são raros, por isso seu preço é mais elevado. Embora seja verdade que os Diamantes incolores sejam mais caros que os coloridos, não é verdade que são melhores.















O Diamante Negro é composto exclusivamente de carbono, embora alguns contenham INCLUSÕES de olivina, granada, diopsídio, pirrotita, pentlandita, pirita, ilmenita, rutilo, sílica, bronzita ,espinélio, serpentina, biotita, flogopita, clorita, calcita, hematita, goethita, óxidos e ferro.










Aprendemos com os Diamantes que o Senhor Deus está polindo e lapidando nossa vida. Como um habilidoso artista, o Senhor já tem em mente a nossa forma final, e durante o doloroso processo de lapidação, Ele irá retirar as "Inclusões" que impedem a Luz de Jesus de refletir através de nós.

O processo de deixar-se lapidar por Deus está longe de ser fácil, ou agradável em qualquer grau. Mas o resultado final de entregar-se nas mãos Daquele que sabe muito bem o que está fazendo, garantirá que relitamos a Luz de Jesus para as almas que anseiam pela Palavra da Verdade.


Mas para Deus, o que é "lapidação"?


Bem, a resposta é bastante simples: Cada dia de nossa vida é uma parte no processo de lapidação.

Situações do dia a dia estão lapidando nosso caráter. Situações reais, como o trânsito, enchentes, assaltos, abusos, noticiários, discutir com um parente, vizinho, amigo, estranho...
Situações simples como discutir por lavar a louça, ou levar o lixo, ou até para trocar o canal de TV... Coisas aparentemente "bobas" e triviais...
Situações sérias como falecimento, tragédias nacionais, acidentes, desemprego, doenças na família... Enfim, nossa vida é um constante lapidar e polir...



 Quando nos deixamos lapidar e polir pelo Grande EU SOU, o Senhor Deus, passamos a ver a vida de outro ângulo. Assim como os Diamantes podem ser lapidados de várias formas e polidos por diferentes processos, o mesmo se dá conosco.

O Senhor sabe exatamente o processo que deve ser aplicado na vida de cada um de nós, que somos os Diamantes nas mãos Dele. Se situações que acontecem conosco não acontecem com outras pessoas, isso não quer dizer que Deus é favorável a elas e não a nós. Porque elas também estão sendo lapidadas exatamente nas áreas que o Senhor sabe que há necessidade de lapidação.

Ele sabe em que ponto precisamos refletir a Luz do Senhor Jesus, e sabe onde polir e lapidar, para que isso de fato seja real em nós. Deixe-mo-nos lapidar por Ele, peçamos a Ele que nos mostre em que áreas precisamos de lapidação ou que áreas Ele quer que entreguemos a Ele...

A resposta Dele será também muito simples: TODAS.
Por quê? Porque Ele nos ama.


Fontes:

Holy Day in Israel.

Israeli Diamond

Black Diamonds



Jewel Store Midim

Diamond Info.



6 comentários:

  1. Boa tarde querida Edna.. perfeita matéria..
    sou apaixonado por cristais rsrs mas este esta fora do orçamento rsrs
    meu irmão comprou um pequeno na chapada diamantina.. pagou muito caro por quase nada rsrs
    e saber que o valor deles começou a ser dado apartir do filme do 007, os diamantes são eternos, pelo menos foi isso que ouvi...
    mas beleza divina realmente.. beijos meus e feliz sempre

    ResponderExcluir
  2. Wow! this is awesome diamond and great articles sharing here. Regards: Brian a Writer at Blog Tutorial Supporter

    ResponderExcluir
  3. Compro e vendo esmeraldas e diamantes Zap (75)998835233 ou email Valdecirsetelagoas@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Compro e vendo esmeraldas e diamantes Zap (75)998835233 ou email Valdecirsetelagoas@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. qual o preco de uma pedra bruta de um diamante negro carbono ?

    ResponderExcluir